As Entidades do Tipo Ogum Beira-Mar

Por: Ryath (Pesquisado e intuído por Senhor da Luz Prateada)

Apesar do nome ser Ogum, não se trata de um Orixá, mas sim de um tipo de entidade de guardiões, que pertencem a linha das águas.
Esses guardiões fazem a ponte com o Orixá Ogum e também Yemanjá.
São as entidades chamadas de Ogum Beira-Mar que levam os pedidos que fazem no mar a mãe Yemanjá, e também são líderes de diversas falanges, como Ogum Marinho, Ogum Sete Mares e Ogum Sete Ondas.

 


Como no mar existem elementos que fazem limpeza espiritual, que não é água salgada, pois esse é o elemento de mãe Yemanjá, que não faz limpeza, ela é uma geradora, tendo sua ação nas criações, não na limpeza.
Existe uma ligação entre Ogum Beira-Mar e Império Romano, então se pensa que as entidades desse tipo tiveram encarnações em Roma, e se vestem como cinturões romanos.
São entidades muito fraternas, amorosas, e representam o equilíbrio e a paz, sendo sempre lembrados e querido pelos umbandistas.
A energia de Ogum Beira-Mar começa nas primeiras ondas do mar, e cuida dos portais do mar, trabalhando com as energias aquáticas, ou seja, da água.
As entidades de tipo marinheiros, que são magos aquáticos, eles se relacionam muito com as entidades chamadas Ogum Beira-Mar.
Mas não são somente os marinheiros que se relacionam com Ogum Beira-Mar, mas muitos pretos velhos também.
Ogum Beira-mar é um tipo de entidade espiritual muito conhecida na Umbanda, e é ele que faz a ponte para Yemanjá, e a protege, já que Ogum é o Orixá que rege os guardiões, também conhecidos como Exus, que são os policiais do Plano Espiritual.
Como as entidades de Ogum Beira-Mar são os policiais, então eles fazem a proteção do mar, que é de água salgada, que é o reino de mãe Yemanjá, senhora da criação, da criatividade e do amparo materno.

 

Alguns Destaques: